top of page

Clareamento dental: quanto tempo antes de uma data especial devo fazer?

Quer um sorriso mais branco para as fotos e vídeos daquele evento especial? Entenda como se planejar para o clareamento dental!


Casamento, aniversário, formatura: você quer celebrar — e eternizar em fotos e vídeos — essas e outras datas especiais com um sorriso saudável e branquinho? Para ajudar nessa missão, o clareamento dental é uma alternativa rápida e bastante eficaz.

No entanto, para que tudo transcorra sem qualquer imprevisto, é importante planejar-se bem! Como as semanas que antecedem essas datas especiais costumam ser bastante agitadas e a realização do procedimento pode demandar uma preparação prévia, não deixe para buscar o consultório odontológico na última hora e garanta o sorriso dos sonhos sem estresse ou correria!

Ficou em dúvida sobre a antecedência ideal ou mesmo sobre detalhes do clareamento dental? Esclareça agora mesmo!

Afinal, quanto tempo antes do evento devo fazer o clareamento dental?

O ideal é que você se programe para iniciar os procedimentos 1 mês antes do evento, mas é importante buscar o odontologista ainda antes, cerca de 3 meses antecedentes a data especial.

Isso porque antes de iniciar o clareamento dental, o profissional precisará fazer uma análise completa da sua saúde bucal. Pode ser, por exemplo, que ele identifique a necessidade de fazer radiografias, remover tártaro ou tratar dentes cariados antes de realizar o procedimento.

Além disso, é preciso considerar que a depender da técnica escolhida pelo profissional e da coloração da sua dentição, podem ser necessárias diversas sessões de clareamento com algum espaçamento entre elas.

No caso do clareamento dental caseiro, único método capaz de remover manchas causadas por medicamentos antibióticos, por exemplo, o tratamento é bem mais longo, e pode durar até 21 dias.

Também é importante encerrar o tratamento cerca de 3 dias antes do evento, já que em algumas pessoas o clareamento dental provoca alguma sensibilidade na área. Por isso, programe-se com antecedência!

Quanto tempo dura o clareamento dental?

O tempo de duração do procedimento vai depender da técnica escolhida pelo dentista, que leva em consideração uma série de fatores para indicar a melhor solução e o número de sessões ideal para o seu caso, como o tipo de mancha, a coloração da dentição e outros aspectos da sua saúde bucal.

No entanto, em geral, cada tipo de clareamento dental tem a seguinte duração:

convencional: em geral 1 ou duas sessões, com intervalo semanal;

caseiro: de 30 minutos a 4 horas, entre 7 e 21 dias.

É preciso seguir alguma recomendação específica durante o clareamento dental?

Durante o tratamento, siga rigorosamente as instruções do seu dentista. Além disso, é importante evitar fumar ou consumir alimentos muito pigmentados, como chá de hibisco, café e vinho, por exemplo, e alimentos muito ácidos, como abacaxi e limão.

E os resultados, quanto tempo duram?

Uma vez finalizado o tratamento, os resultados do clareamento dental duram entre 1 a 3 anos, desde que o paciente siga algumas recomendações básicas, como fazer uma higiene bucal rigorosa e evitar o consumo recorrente de produtos que mancham os dentes, como vinho, café e cigarro.

Pacientes que não abandonam esses hábitos precisam ter em mente que a duração do clareamento dental pode ser consideravelmente reduzida.

Qualquer pessoa pode fazer um clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento que oferece bons resultados para pacientes com diferentes perfis. No entanto, ele não é recomendado para crianças, pessoas com próteses ou sensibilidade extrema nos dentes e gestantes.

O clareamento dental pode ser perigoso para a minha saúde bucal?

Quando bem indicado e realizado por um profissional qualificado, não. É importante ressaltar que os perigos associados ao clareamento dental estão ligados ao uso indiscriminado de agentes clareadores sem orientação adequada.

Como esse tipo de tratamento se popularizou nos últimos anos, é comum encontrar pessoas que fazem uso caseiro de substâncias sem qualquer conhecimento sobre a dosagem ideal ou mesmo sobre a procedência do produto, o que pode provocar efeitos colaterais sérios, como descamação e irritação na gengiva e irritações pulpares inflamatórias.

Quando o procedimento é realizado por um odontologista, você tem a garantia de que o tipo de tratamento escolhido é o mais adequado para o seu caso e de que o produto utilizado é de boa qualidade, garantindo assim resultados satisfatórios com total segurança.

Gostou de saber um pouco mais sobre clareamento dental? O Centro Odontológico Adilson Torreão oferece esse e outros tratamentos de alta qualidade em um espaço com conforto e infraestrutura completa. Venha nos fazer uma visita!


70 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page