top of page

Entenda os perigos do clareamento dental e saiba quais os procedimentos mais indicados para você

Está pensando em fazer um clareamento dental para garantir um sorriso branco e saudável? Então saiba mais sobre os riscos e vantagens da técnica!


Quem é que não deseja olhar no espelho e se deparar com dentes branquinhos? Para atender essa demanda, as técnicas de clareamento dental se tornaram cada vez mais populares no Brasil e atraem pessoas de todos os perfis que buscam um sorriso mais bonito.

No entanto, apesar de parecer um procedimento extremamente simples, quando não realizado sob orientação adequada, o clareamento dental pode oferecer riscos à sua saúde bucal. Entenda melhor!


Por que o clareamento dental pode ser perigoso?

O maior risco associado ao clareamento dental diz respeito ao uso indiscriminado de agentes clareadores sem a devida orientação de um profissional especializado.

A popularização e barateamento dessas opções nos últimos anos expõem pessoas sem qualquer conhecimento sobre o assunto a agentes químicos que podem provocar efeitos colaterais como sensibilidade nos dentes, sangramento, descamação e irritação na gengiva, manchas superficiais e até mesmo problemas mais graves, como irritações pulpares inflamatórias.


Além disso, também é importante considerar que o uso desses produtos sem orientação adequada pode agravar doenças periodontais prévias, provocando danos irreversíveis à saúde bucal.


Isso porque ao fazer uso de técnicas de clareamento dental indiscriminadamente, o paciente tende a administrar doses excessivas do produto com o objetivo de acelerar o tratamento. Além disso, a compra de produtos sem conhecimento prévio de procedência e qualidade do material, ainda que administrado em doses convencionais, pode provocar sérios desgastes no esmalte dos dentes.


Somente um profissional qualificado é capaz de fazer uma avaliação que resulte em um diagnóstico clínico bem feito e, a partir daí, indicar o método, frequência e posologia ideal para garantir resultados satisfatórios com total segurança.


Quais são os tipos de clareamento dental disponíveis no mercado?

Em geral, os clareamentos dentais se dividem em quatro tipos, com características próprias e indicações específicas. Saiba mais!


1. Convencional

Procedimento de clareamento dental mais frequentemente utilizado nos consultórios, consiste na aplicação do mesmo agente clareador das técnicas anteriores sem o apoio do laser ou LED.


É importante considerar que a técnica convencional oferece os mesmos resultados que aquelas que contam com o auxílio complementar de laser ou LED, mas é menos agressiva aos dentes. No entanto, o tempo de aplicação do produto é maior quando comparado às opções anteriores.


2. Caseiro

Nesse caso, o dentista confecciona moldeiras transparentes de silicone sob medida para cada paciente e fornece o agente clareador — que é o mesmo utilizado no consultório, mas em concentração mais baixa — acompanhado das instruções de uso.


A técnica é menos agressiva que o clareamento dental feito em consultório e os resultados bastante expressivos. Esse é, aliás, o único método capaz de remover manchas causadas por medicamentos antibióticos.


No entanto, é preciso considerar que o tratamento é bem mais longo — em geral, são necessárias aplicações de 30 minutos a 4 horas em períodos que vão de 7 a 21 dias.


O clareamento dental pode ser feito por qualquer pessoa?


Quando bem orientado, o clareamento dental é um procedimento que pode trazer benefícios aos pacientes com os mais variados perfis. No entanto, ele não é recomendado para crianças, pessoas com muita sensibilidade nos dentes, excesso de restaurações ou que possuam próteses dentárias e gestantes.


Também é importante que antes de se submeter ao clareamento dental, o paciente alinhe bem suas expectativas com um dentista de sua confiança.


Isso porque apesar de trazer resultados expressivos, que oferecem uma diferença significativa na coloração dos dentes, isso nem sempre pode se traduzir em branco extremo, já que a cor inicial da dentição é que vai determinar o resultado final.


Gostou de saber um pouco mais sobre os riscos e vantagens do clareamento dental? O Centro Adilson Torreão oferece serviços em odontologia estética que podem transformar a aparência dos seus dentes com total segurança. Venha nos visitar e saiba mais!

12 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page