top of page

Sorriso no trabalho: qual a importância?

Além de provocar boas emoções, o sorriso no trabalho ajuda a desmontar a cultura de que o local de trabalho precisa ser tenso e sem espaço para a alegria e a leveza


Quer saber quais são os principais benefícios do sorriso no trabalho? Continue lento!

Imagine a seguinte situação: você precisa fechar um contrato e dois fornecedores oferecem propostas igualmente interessantes. Então, você decide encontrá-los pessoalmente para tomar sua decisão.


Enquanto a reunião com o primeiro transcorre de maneira muito direta e séria, sem qualquer espaço para uma interação menos formal, o segundo já inicia o encontro com um belo sorriso e uma atitude mais aberta. Com qual dos dois você tende a fechar negócio?


Ainda que a decisão nem sempre seja consciente, as chances de que o segundo saia do encontro com um contrato assinado são bem maiores. Um belo sorriso no trabalho tem o poder de desarmar até o mais sério dos interlocutores, deixa o ambiente mais leve e demonstra segurança e receptividade.


Porém, não é só isso. Sorrir traz uma série de benefícios físicos e emocionais que impactam positivamente o seu cotidiano e suas relações pessoais e profissionais. Entenda melhor!


5 razões para você não abrir mão do sorriso no trabalho

1. Abre portas

Não é só o seu fornecedor que colhe as vantagens de um belo sorriso no trabalho. O hábito de sorrir abre portas no âmbito profissional desde o seu primeiro contato com a empresa.


Segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Orthodontics & Dentofacial Orthopedics, quem tem um sorriso bonito tem mais chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.


Uma vez que você já conquistou a vaga, sorrir ajuda a estabelecer as primeiras conexões e facilita a sua integração com os colegas e o ambiente.

Ao longo de toda a sua trajetória profissional, o sorriso no trabalho pode ajudar você a contornar uma série de situações. Quem nunca precisou lidar, por exemplo, com um cliente insatisfeito ou com um chefe menos receptivo? Em momentos tensos assim, um sorriso pode ser a sua melhor arma!


2. Diminui o estresse e proporciona bem-estar

De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade Loma Linda, na Califórnia, sorrir diminui os níveis de hormônios que estão relacionados ao estresse, à pressão sanguínea e até aos níveis de colesterol.


Além disso, sorrir constantemente também aumenta a liberação de endorfinas e serotoninas, neurotransmissores que estão ligados à sensação de bem-estar, felicidade e prazer que atuam na regulação do humor, da saciedade e da percepção da dor.


3. É contagiante

Você já ofereceu o seu melhor sorriso no trabalho para aquele colega que está sempre com a expressão fechada e parece pouco receptivo? Pois deveria tentar.

Além de facilitar a comunicação, o sorriso é contagiante. Segundo pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, quando uma pessoa começa a sorrir, a tendência é de que a outra sorria de volta, ainda que inconscientemente.

Isso porque, instintivamente, o ser humano busca imitar gestos e expressões faciais do seu interlocutor, o que influencia diretamente a opinião que temos sobre as pessoas e a capacidade de perceber suas emoções.


Mas atenção: por se tratar de um gesto instintivo, a tendência também vale para sobrancelhas franzidas e expressões tristes.


Por isso, se você vive de cara fechada no escritório, tem menos chances de receber de volta um sorriso, o que pode dificultar bastante o relacionamento com os colegas e prejudicar sua capacidade de trabalhar em equipe e estabelecer conexões.


4. Melhora a produtividade

Não é só no humor e nas relações interpessoais que o sorriso no trabalho faz toda a diferença. Além de todas essa vantagens, sorrir pode deixá-lo muito mais produtivo!

Além de estimular a sensação de bem-estar, a liberação de hormônios como a serotonina e a endorfina também influencia na sua disposição ao longo do dia.

Mais disposto, você consegue aumentar o foco e a concentração e diminuir a procrastinação, o que influencia positivamente na sua produtividade e também deixa você mais aberto para encontrar soluções criativas para aquelas questões profissionais que, com um estado de espírito negativo, parecem difíceis de resolver.


5. Faça a sua parte: sorria!

Com todas essas vantagens tanto para você para aqueles com os quais você convive diariamente, não deixe de fazer sua parte: sorria!

Além de provocar boas emoções, o hábito ajuda a desmontar aquela cultura ultrapassada que ainda existe em algumas empresas de que o local de trabalho precisa ser tenso e sem espaço para a alegria e a leveza.


Não se trata, obviamente, de transformar o ambiente corporativo em uma festa ou diminuir a importância das atividades a serem desenvolvidas, mas de contribuir para que tudo possa fluir com mais tranquilidade e integração. Tente e você vai notar as mudanças!


Gostou de entender porque o sorriso no trabalho é tão importante e de que maneira ele pode transformar o seu dia a dia? Se você precisar cuidar do seu sorriso, conte com a gente e marque sua consulta agora mesmo!

557 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page