top of page

Tudo sobre odontologia estética

Embora a função principal da odontologia estética seja harmonizar o sorriso, ela também pode aprimorar a funcionalidade da arcada dentária, entre outros benefícios. Confira!

Uma das especialidades mais buscadas do ramo — segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a busca por procedimentos da área aumentou 300% nos últimos anos —, a odontologia estética busca devolver aos pacientes um sorriso belo e saudável, o que traz reflexos positivos nas relações interpessoais, profissionais e afetivas.


Possuir um sorriso bem cuidado é capaz de elevar a autoconfiança e mudar completamente não só a forma como você é percebido nas interações sociais e profissionais, mas a sua própria postura nesses momentos.

Para garantir que isso aconteça e aumentar o bem-estar dos pacientes, a odontologia estética possui uma série de recursos que são capazes de mudar completamente o seu sorriso. Saiba mais sobre eles!


Afinal, o que é odontologia estética?

A odontologia estética ou dentística é uma especialidade da odontologia que tem como objetivo devolver a autoestima e qualidade de vida aos pacientes por meio da recuperação estética de fatores que conferem ao sorriso um aspecto atraente e natural, como cor, forma, posição, brilho e textura.


Embora a função principal desse ramo da odontologia seja harmonizar o sorriso do paciente, a dentística também atua no aprimoramento da funcionalidade da arcada dentária, podendo ser utilizada sempre que o paciente sentir prejuízos na aparência dos dentes e do rosto.


Conheça os principais procedimentos da odontologia estética

Clareamento

É bastante comum que, com o passar dos anos, seus dentes percam o branco natural e se tornem mais amarelados. Para resolver esse problema, a odontologia estética realiza o clareamento dental.


O procedimento tem como objetivo restaurar a cor branca dos seus dentes por meio da aplicação de um produto que atravessa o esmalte para penetrar na dentina, tecido onde ficam armazenados pigmentos que deixam a dentição com aspecto amarelado.


Lentes de contato

Popularizadas por famosos como Neymar, Rodrigo Faro e Flávia Alessandra, as lentes de contato dentais são um dos métodos mais eficientes da odontologia estética para quem busca um sorriso perfeito e precisa realizar pequenos ajustes ou complementos, como alongar ou ampliar a largura do dente.


Durante o procedimento, o dentista coloca na dentição do paciente lâminas de cerâmica muito finas e que são capazes de corrigir imperfeições que vão desde desgastes na arcada até problemas no alinhamento, na cor e no formato dos dentes.


O método não provoca dor, já que as lâminas, além de possuírem espessura bastante limitada, são aplicadas diretamente sobre o esmalte e em geral não provocam desgastes no dente.


Além de eliminar imperfeições, as lentes de contato dental ajudam a aumentar a harmonia entre o sorriso e o rosto e oferecem correções com enorme precisão, deixando o aspecto dos dentes muito natural.


Facetas de porcelana

Frequentemente confundidas pelos pacientes com as lentes de contato, as facetas de porcelana são um procedimento da odontologia estética com objetivo similar, mas material diferente.


Como são mais espessas, as facetas de porcelana promovem maior cobertura, e além de corrigir as mesmas imperfeições contempladas pelas lentes de contato, também podem atuar na restauração da cor dos dentes com escurecimento expressivo, provocado pela ação natural do tempo ou de outros fatores como hábitos alimentares, cigarro ou uso de medicamentos.


No entanto, como requerem maior desgaste dos dentes, as facetas de porcelana são em geral recomendadas para pacientes que possuem diversas restaurações ou alterações expressivas na coloração da dentição.


No entanto, é sempre importante lembrar que o método mais adequado para cada caso deve ser recomendado por um profissional especializado em odontologia estética.


Implantodontia

Um dos procedimentos mais populares da odontologia — de acordo com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, são realizados quase 1 milhão de implantes por ano no Brasil — a implantodontia não possui somente finalidade estética, mas cumpre um papel essencial ao devolver a autoestima de pacientes que necessitam substituir a perda de um dente.


A técnica consiste na fixação de um pino de titânio no osso com o objetivo de dar suporte ao dente substituto. Como o trabalho é realizado somente no espaço livre, o procedimento não desgasta ou afeta os dentes vizinhos. Além disso, o procedimento é bastante seguro: com a prótese é fixada com um parafuso, as possibilidades de queda são mínimas.


Como você pode ver, a odontologia estética possui uma série de recursos que podem ajudar você a obter um sorriso bonito, natural e saudável.

No entanto, para obter excelentes resultados e garantir sua segurança, é fundamental que todo e qualquer procedimento seja realizado e acompanhado por um profissional especializado em odontologia estética.


Se você está em busca de um sorriso perfeito e de mais autoestima e qualidade de vida, conte com o Centro Adilson Torreão! Possuímos infraestrutura completa e profissionais altamente especializados para ajudar você!

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page