top of page

Você sabe a importância dos cuidados com a gengiva?

Entenda porque os cuidados com a gengiva são tão importantes e saiba como manter a sua sempre saudável!

Que cuidar bem dos seus dentes é essencial você já sabe, mas será que você sabe também que é muito importante dar a mesma atenção ao cuidados com a gengiva?

A falta de atenção com a higiene da região pode acabar provocando desde desconfortos mais simples, como sensibilidade e sangramentos, até problemas mais graves, como a perda dos dentes. Entenda melhor!


Afinal, por que os cuidados com a gengiva são tão importantes?


A gengiva é um tecido presente na cavidade bucal que reveste o osso que dá suporte aos dentes. Quando está saudável, ela tem coloração rosada e não sangra durante a escovação ou utilização do fio dental.


Quando a gengiva está muito sensível, inchada, com sangramentos espontâneos ou durante a escovação, isso pode ser sinal de gengivite, inflamação provocada pelo acúmulo de placa bacteriana que se transforma em tártaro, material composto por resíduos de alimentos, bactérias e muco que ficam agarrados aos dentes.

Se não tratada adequadamente, a gengivite pode evoluir para uma periodontite, infecção grave na gengiva que causa sua retração e a perda do osso de suporte dos dentes. O problema pode levar à perda de dentes, além de ser fator de risco para doenças cardíacas e pulmonares, devido ao fato de que as bactérias da gengiva podem passar para outras áreas do corpo, como coração, pulmão, cérebro, entre outros.


5 cuidados com a gengiva que você precisa ter

1. Escove os dentes ao menos 3 vezes por dia

A principal causa da gengivite é a falta de cuidados com a higiene bucal. Por isso, não abra mão de escovar os dentes no mínimo 3 vezes ao dia: pela manhã, após o almoço e após o jantar.


Quando for realizar a escovação, não se esqueça de higienizar também a língua e o céu da boca, utilizando sempre uma escova de cerdas macias. Para garantir os cuidados com a gengiva, a técnica deve ser suave, e nenhum dente deve ser deixado de fora do processo.


2. Não abra mão do fio dental

Não é incomum que ao perceber qualquer sangramento na gengiva, os pacientes diminuam a utilização do fio dental por imaginar que isso possa cessar o problema. Na verdade, a utilização do acessório é fundamental para combater a gengivite, já que ele ajuda a eliminar os resíduos de alimentos acumulados entre os dentes.

Por isso, não abra mão de utilizar o fio dental como coadjuvante nos cuidados com a gengiva após cada escovação, independente da presença de sangramento, já que ele é capaz de alcançar espaços onde a escova não chega.


3. Use um bom enxaguante bucal

Além de deixar o hálito mais fresco, o enxaguante bucal também é um ótimo aliado nos cuidados com a gengiva, já que auxilia na eliminação das bactérias que provocam o tártaro e a cárie. Evite apenas aqueles à base de álcool, que podem causar ressecamento na região.


4. Fique atento à sua alimentação

Para garantir que suas gengivas estejam sempre saudáveis, também é importante estar atento à sua alimentação. A carência de vitamina C no organismo também pode provocar inflamação e sangramentos na área.

Portanto, para evitar o problema, inclua em sua dieta alimentos como laranja, limão, manga, morango, tomate, brócolis, espinafre, aspargos e couve.


5. Visite o dentista regularmente

Fazer visitas ao dentista regularmente é um dos cuidados mais importantes que você pode ter com a gengiva. A cada 6 meses, é preciso fazer uma limpeza profissional nos dentes para retirar a placa bacteriana e o tártaro acumulados, evitando assim os riscos de gengivite.


Nessa consulta, o profissional também poderá detectar precocemente a presença de cáries ou outros problemas na sua saúde bucal, evitando tratamentos mais complexos ou dolorosos.


Adiar a visita ao dentista pode provocar o acúmulo de tártaro e agravar quadros de gengivite ou mesmo de periodontite, causando complicações sérias tanto à sua gengiva quanto aos seus dentes.


Como você pode ver, os cuidados com a sua gengiva são tão importantes como aqueles que você dedica aos seus dentes.


Por isso, não abra mão de fazer uma higienização constante e adequada, usando fio dental e enxaguante bucal, e fique atento a sinais como inflamações e sangramentos na região. Se isso acontecer, busque imediatamente um dentista de sua confiança!


O Centro Odontológico Adilson Torreão conta com infraestrutura completa e uma equipe altamente capacitada para realizar diversos tipos de tratamentos. Por isso, não perca mais tempo: marque sua consulta agora mesmo e venha nos fazer uma visita!

16 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page